Em tempos de crise o comprador para de comprar e o vendedor para de vender. Logo, temos um impacto devastador em todos os negócios, em especial os escritórios de advocacia e a correspondência jurídica, que já sofrem neste momento com a redução de honorários e suspensão de prazos por tempo indeterminado.
Mas mantenha calma, não é o fim. Neste momento é fundamental agirmos como protagonistas e tomar medidas preventivas para nos planejarmos e lidar com dinheiro em tempos de crise.
Antes de reduzir custos, busque formas alternativas de ampliar sua receita
Amplie seus canais de comunicação, e esteja cada vez mais próximo de seu cliente. Utilizar estratégias de marketing nunca foi tão importante quanto está sendo agora, portanto, busque formas de ampliar seu relacionamento com o cliente, e até mesmo de demonstrar sua autoridade e conhecimento para possíveis outros clientes.
Aprenda sobre marketing digital! Recomendo que siga o perfil da @eloiisaferreiira e fique atento aos posts e stories.
Atenção, não misture as coisas!
É muito comum advogados cometendo uma série de erros simples por uma falta de planejamento e análise financeira de seu escritório. Entre essas falhas cometidas pelos advogados, as mais comuns são:
1. confusão entre o patrimônio individual e empresarial;
2. falta de planejamento financeiro; e
3. contração de dívidas sem a previsão de receitas.
Aproveite este momento para replanejar o destino do seu escritório
Faça um levantamento das despesas previstas para os próximos três meses, separando os valores de acordo com o tipo de despesa.
Analise suas despesas
Ao conhecer as despesas a serem pagas nos próximos meses, será mais fácil definir estratégias de pagamento priorizando as despesas mais urgentes e as passíveis de negociação.
Ajustes os gastos
Faça uma adequação as despesas a uma nova receita, quanto maior os controles financeiros, mais rápido você faz os ajustes necessários para passar por esse período de crise financeira. O fluxo de caixa é uma ótima ferramenta na hora de fazer estes ajustes. Realize a gestão do fluxo de caixa do escritório, considerando as receitas e despesas previstas para não correr o risco de não ter dinheiro para pagar seus compromissos.
Pensando nisto, estarei disponibilizando uma planilha eficiente para lhe ajudar em seu planejamento, que está disponível gratuitamente para download.
Erro: Formulário de contato não encontrado.