fbpx

Saiba como preparar sua gestão financeira em tempos de crise

Em tempos de crise o comprador para de comprar e o vendedor para de vender. Logo, temos um impacto devastador em todos os negócios, em especial os escritórios de advocacia e a correspondência jurídica, que já sofrem neste momento com a redução de honorários e suspensão de prazos por tempo indeterminado.

Mas mantenha calma, não é o fim. Neste momento é fundamental agirmos como protagonistas e tomar medidas preventivas para nos planejarmos e lidar com dinheiro em tempos de crise.

Antes de reduzir custos, busque formas alternativas de ampliar sua receita

Amplie seus canais de comunicação, e esteja cada vez mais próximo de seu cliente. Utilizar estratégias de marketing nunca foi tão importante quanto está sendo agora, portanto, busque formas de ampliar seu relacionamento com o cliente, e até mesmo de demonstrar sua autoridade e conhecimento para possíveis outros clientes.

Aprenda sobre marketing digital! Recomendo que siga o perfil da @eloiisaferreiira e fique atento aos posts e stories.

Atenção, não misture as coisas!

É muito comum advogados cometendo uma série de erros simples por uma falta de planejamento e análise financeira de seu escritório. Entre essas falhas cometidas pelos advogados, as mais comuns são:

1. confusão entre o patrimônio individual e empresarial;

2. falta de planejamento financeiro; e

3. contração de dívidas sem a previsão de receitas.

Aproveite este momento para replanejar o destino do seu escritório

Faça um levantamento das despesas previstas para os próximos três meses, separando os valores de acordo com o tipo de despesa.

Analise suas despesas

Ao conhecer as despesas a serem pagas nos próximos meses, será mais fácil definir estratégias de pagamento priorizando as despesas mais urgentes e as passíveis de negociação.

Ajustes os gastos

Faça uma adequação as despesas a uma nova receita, quanto maior os controles financeiros, mais rápido você faz os ajustes necessários para passar por esse período de crise financeira. O fluxo de caixa é uma ótima ferramenta na hora de fazer estes ajustes. Realize a gestão do fluxo de caixa do escritório, considerando as receitas e despesas previstas para não correr o risco de não ter dinheiro para pagar seus compromissos.

Pensando nisto, estarei disponibilizando uma planilha eficiente para lhe ajudar em seu planejamento, que está disponível gratuitamente para download.

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Deixe um comentário